
O homem, um animal político

Perguntas a serem respondidas:
1.Se os homens apresentam uma ''natural inclinação para a vida social", qual será o papel da educação na vida das crianças, dos adolescentes e dos jovens?
2.Para mostrar a relação indivíduo-cidade, Aristóteles se serve da metáfora do corpo e seus membros. Explique essa analogia.
3.para a cientista política e filosofa alemã Hannah Arendt (1906-1975), no livro Entre o passado e o futuro, a política grega é lugar e dimensão da liberdade, da não necessidade da não violência. É o âmbito da realização do cidadão. Considerando a política em contexto mais ampliado e contemporâneo, como você avalia esse posicionamento ?
Respostas:
1. A tarefa do ambiente escolar é a formação de seres autônomos e comprometidos com a sua atuação na sociedade. Formar cidadãos responsáveis e que propiciem a evolução social, é um dos principais objetivos educacionais.
2. Segundo Platão,o corpo humano consistia em três partes:cabeça,peito e baixo ventre. A razão pertence à cabeça,a vontade ao peito e o desejo ao baixo ventre. A razão de inspirar sabedoria,a vontade deve mostrar coragem e os desejos devem ser controlados. Para existir uma perfeição social, a organização da sociedade deve ser de acordo com a classificação do corpo humano: governantes (cabeça), soldado (peito) e trabalhadores em geral (baixo ventre)
3. No texto podemos perceber que a autora diz que um homem sem política "respiraria um ar de guerra", o que realmente se formos analisar todos os fatos, se não houvesse leis haveria mais desavenças do que já tem e haveria muitas e muitas guerras, brigas, assassinatos, e entre outros crimes. Um homem sem política é um homem livre que faz o que quer sem limites alguns.